terça-feira, 19 de outubro de 2010

Greve!

Ehhh meu povo! Pra quem acha que esse tipo de coisa não acontece em país de primeiro mundo, a França taí pra mostrar que a história é outra hehe.

Já tem um tempinho que a gente tava ouvindo um burburinho de greve por aqui, mas ninguém tava dando muita bola porque quando rola confusão na França, o melhor lugar pra acontecer é la por Paris. E era o que estava realmente acontecendo, todas as manifestações estavam mais centralizadas lá na cidade luz e o clima aqui em Lyon tava bem tranquilo.

Taaava...Posso dizer que o quebra pau chegou por aqui hehe.

Desde o dia 12 de outubro que os sindicatos franceses conseguiram mobilizar mais 3 milhões de pessoas, várias manifestações vem ocorrendo. A de hoje segundo os jornais teve um impacto menor, e o interessante aqui é que eles publicam o numero de participantes, segundo a policia, e o numero de participantes, segundo os sindicatos. Pra variar, o numero fornecido pela policia é sempre muito menor hehehe.

O fato é que hoje eu tive que ir ateh o centro da cidade para buscar um celular que um amigo meu tinha comprado. A gente foi totalmente despreocupado, como se sai geralmente pelas ruas da bela Lyon, hoje porém, as  frustrações ja começaram na primeira estação de metrô. Estranhamos primeiro o fato de todas os guichês de entrada estarem abertos e sem nem pedir o cartão de embarque na estação, mas entendemos o porque logo em seguida quando ouvimos a mensagem que se repetia constantemente no alto falante do local. "Senhoras e senhores, devido a manifestação a linha A está fechada até tempo indeterminado".

Como tinhamos que ir ao centro, fomos ao mapa na parede para ver se havia outra linha pra pegar e descermos em alguma estação proxima para ir andando. Embarcamos no metrô da outra linha e fomos até lá. A segunda frustração foi que ao chegar perto da parada ouvimos no alto falante do metrô "O metro não irá parar na estação tal, esperar até a próxima estação".

Em frances, quando voce quer construir uma frase na negação, voce utiliza a palavra "Pas". A gente ouviu o alto falante meio rouco falando soh assim "Le metro pas arrete a la station....", a gente ja ficou meio encucado discutindo que tinha ouvido que ele nao ia parar, mas tentando nao acreditar que tivéssemos feito a traducao correta hehe. Nisso ja tinha um casal de frances observando a gente conversando em Português e eles perceberam que estávamos na duvida se o metro iria ou nao parar. Infelizmente, hehe escutamos corretamente e o metro realmente nao parou...

O casal caiu na gargalhada quando a gente falou: "Veiiii eu nao disse, foi PAS de arrete!". Eles ja tavam achando engracado a gente tentando traduzir a mensagem e se divertiram mais ainda quando a gente descobriu que tinha feita a traducao certa e realmente perdeu nosso ponto de descida hehe.

Pois bem, descemos na estação seguinte e decidimos ir andando mesmo até a loja do celular. Foi aí que vimos o que não esperávamos...Uma ponte que corta o Rhone cheio de carro de polícia, barcos esperando dentro do rio e um helicoptero sobrevoando a região. O estranho tambem eh que toda hora a gente ouvia barulho de sirene mas nao entendia porque, ali estava a resposta.

Atravessei a ponte todo curioso com aquela situação e do outro lado pudemos ver uma barricada policial, daquela de um monte de policial com escudo e ao fundo a fumaçona branca de gás lacrimogênio. Aih eu te pergunto..se os lyoneses, que moram por aqui, ja tavam curiosos, tirando foto e filmando, que que voce acha que uns brasileiros, turistas e procurando por aventura vao fazer?? A mesma coisa uaii hehe!



O desafio era tirar a melhor foto possivel! (relaxa mae, tava tranquilo na hora e nao tinha ninguem jogando pedra ou tacando bomba). Foi bem divertido e apos tirar as fotos seguimos andando pra chegar na loja. A manifestacao ja tinha acabado mas pudemos ver os resultados espalhados pela ruas de Lyon. Confesso que nunca esperei ver isso por aqui, varias estacoes de onibus depredadas, marcas de objetos queimados espalhados pelas ruas e tudo mais que pessoas querendo criar tumulto costumam fazer.



Pois eh, nao eh soh no terceiro mundo que esse tipo de coisa acontece, e to achando que a situacao vai se prolongar por um bom tempo aqui na França. Os Franceses tão brigando contra uma lei que aumenta a idade de aposentadoria, e por incrivel que pareça, quem ta mais mobilizado por aqui sao os proprios jovens, que nao tao aceitando a ideia de terem que trabalhar mais futuramente. Vamo ver no que vai dar...

A propósito, a loja do celular (bem como varias outras em volta), tava fechada hehe...

Um Grande Abraaaço!

Salut! Et Au revoir!

2 comentários:

  1. Filhão. Que o Senhor guarde as suas entradas e saídas. Que o Salmos 121,seja uma verdade em sua vida emtodo o tempo. Beijão.

    ResponderExcluir
  2. huahauhauha Melhor é a observação pra tua mãe!
    Tá passando o dia inteiro no jornal sobre isso. Pior que se agora é na França, certeza que amanhã é no Brasil, pq aqui o Legislador não tem lá mta criatividade. Saudade, Yuri! Juízo aí pra voltar inteiro! hehe :)

    ResponderExcluir